PRIVILÉGIO DE RICO? Daniel Alves ‘paga fortuna’ para justiça e saí da prisão
Os amantes de futebol ao redor do mundo, e especialmente do Brasil, se surpreenderam com a notícia desta semana de que o ex-jogador Daniel Alves teve o pedido aceito pela Justiça da Espanha para que responda ao processo em liberdade provisória. O ex-lateral da Seleção Brasileira foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos na boate Sutton, em Barcelona.
O Tribunal de Justiça de Barcelona anunciou a decisão de conceder liberdade provisória a Daniel Alves na quarta-feira (20), depois que o jogador pagou uma fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões na cotação atual). Assim que a notícia foi divulgada na imprensa, os torcedores questionaram o tratamento dado pela Justiça a pessoas com melhores condições financeiras.
Além de anunciar que Daniel Alves terá direito à liberdade provisória, ficou definido também algumas medidas cautelares. O lateral teve que pagar a fiança e entregar dois passaportes (um brasileiro e outro espanhol) à Justiça, assim como a proibição de manter qualquer contato com a vítima. Ao longo da semana, o atleta tinha dito ao Tribunal que não fugiria da Espanha por ser residente em Barcelona.
Daniel Alves recebe privilégio após pagar fiança
Outra medida imposta pela Justiça da Espanha é que Daniel Alves se apresente toda semana ao Tribunal de Barcelona. O crime aconteceu no fim de dezembro e logo em seguida o jogador foi preso. Como já cumpriu um terço da pena, a defesa do atleta alegou que não seria necessário ser mantido em cárcere. A decisão provocou polêmica no Brasil e no país europeu.